HISTÓRICO DO 10º BPM


HISTÓRICO DA POLÍCIA MILITAR EM BRASILÉIA
O 5° Pelotão de Polícia Militar foi instalado em Brasiléia no dia 29 de junho de 1977, ficando alojado no 1° Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro em Vila Epitácio, atual Epitaciolândia. Em dezembro do mesmo ano mudou-se para sede própria em Brasiléia, situada na Rua Benjamin Constant, Centro.
O primeiro efetivo destacado para Brasiléia era composto por 10 (dez) Policiais Militares e a viatura disponível era um Jipe Ford.
O policiamento era feito a pé, em duplas. Havia uma grande dificuldade para o policiamento em Vila Epitácio, em razão da inexistência de uma ponte na época, sendo que a travessia do Rio Acre era feita por catraia.
No ano de 1990, a Policia Militar em Brasiléia passou a ser designada como Companhia de Policia Militar Independente. Atualmente, chama-se 10° Batalhão de Polícia Militar, atendendo aos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia.
O 10° Batalhão possui uma grande diversificação de atuação seja nas escolas com o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD), que tem como público alvo os alunos do Ensino Fundamental e agora o PROERD para os pais dos alunos, seja com policiamento ostensivo, atuando nos mais variados postos de serviço como: Rondas motorizadas, através da Rádio Patrulha; policiamento de trânsito em motocicletas; policiamento a pé nas áreas comerciais de Brasiléia e Epitaciolândia; policiamento fluvial; guarda de estabelecimentos; Policiamento em praças públicas (campo de futebol, ginásio de esportes, comemorações em geral); em apoio as autoridades e até mesmo na área de Defesa Civil em apoio ao Corpo de Bombeiros.
Atualmente o 10° BPM é comandado pelo Capitão  Rômulo da Costa Modesto e possui um efetivo de 90 homens e mulheres entre oficiais e praças.
                           
                           
                           
O LEMA DA POLÍCIA ACREANA É: “SERVIR E PROTEGER A SOCIEDADE”