terça-feira, 11 de outubro de 2011

           O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E.  surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. No Acre em 1999 e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:
PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental;
PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental;
PROERD para Pais/Responsáveis.
O Programa consiste em uma ação da Policia Militar, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.
Em 2011 o Proerd, formou mais de 600 alunos de 5º ano nas escolas dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. Inovou e estendeu a capacitação para os pais dos alunos, que apreendem a identificar um comportamento diferente no seu filho, caso ele venha a se envolver com drogas. Além disso, essas pessoas se tornam multiplicadores, tendo em vista que também podem ajudar em problemas na família e na comunidade, o Programa formou a 1ª turma do interior do Estado.
Além da aplicação do curso os policiais militares também ministram palestras e participaram de reuniões com os pais dos alunos nas escolas.
Na ultima lição do curso de capacitação, os alunos são orientados a produzir uma redação onde expõem o que aprenderam. As solenidades de conclusão de curso aconteceram nos meses de setembro e outubro, onde fizeram o juramento “livre das drogas”. e contou com a presença de autoridades, pais de alunos, gestores e funcionários das escolas.










































































Um comentário:

  1. Parabéns aos proerdianos de brasiléia, vcs estão fazendo a diferença, continue assim!!!!!!!

    ResponderExcluir