sábado, 3 de setembro de 2011


Todos os ocupantes do voo no Chile morreram, diz ministro

 Até agora quatro corpos foram resgatados; avião estava com 21 passageiros a bordo.


O ministro de Defesa chileno, Andrés Allamand, anunciou neste sábado (3) que os 21 ocupantes do avião militar que caiu nesta sexta-feira (2) morreram. O acidente aconteceu perto do arquipélago de Juan Fernandez, a 670 km da costa do país.

- Diante da busca que realizamos e das observações chegamos à conclusão de que o impacto foi de tal magnitude que produziu morte instantânea de todas as pessoas que estavam a bordo do avião.

Allamand, que lidera os trabalhos de resgate, explicou que a conclusão é resultado das "evidências" observadas durante a operação de resgate realizada pela Força Aérea e a Marinha do Chile, envolvendo seis aviões e duas fragatas.
Até o momento, foi possível resgatar quatro corpos, levados a Santiago, onde foram identificados como Erwin Núñez, cabo da Força Aérea, Galia Díaz, funcionária do Conselho Nacional de Cultura, Roberto Bruce, jornalista do canal TVN, e Silvia Slager, produtora da TVN.

Os cadáveres “foram resgatados da água por moradores locais, aparentemente muito perto uns dos outros”, disse o secretário-geral da Força Aérea chilena, Maximiliano Larraechea.
Buscas

Logo após a tragédia foi iniciada uma operação de busca com aviões Hércules C-130, Twin Otter e CASA C-212 da FACH e da Marinha, mais uma aeronave do Exército, duas fragatas e outra embarcação da Marinha, ambas com helicópteros. Navios mercantes que estão na região e pesqueiros também foram avisados e estão ajudando nas tarefas de busca. A operação conta ainda com a participação de mergulhadores e equipamentos de alta tecnologia para detecção e busca.

Na tarde deste sábado, um Hércules C-130 que transportava material e equipes de apoio à operação precisou retornar a Santiago por causa de um problema no sistema hidráulico que o impediu de aterrissar na pequena pista da ilha. As operações estão sendo coordenadas na região pelo ministro da Defesa, Andrés Allamand, que é cunhado do empresário Felipe Cubillos e pelo comandante-em-chefe da FACH, Jorge Rojas.

Em Santiago, o general da FACH Ricardo Gutiérrez confirmou que durante a tarde um avião Twin Otter decolou com os quatro corpos resgatados.

Após uma reunião de quatro horas com dirigentes estudantis, professores e reitores em torno da crise na educação o presidente chileno, Sebastián Piñera, foi até os estúdios da TVN, onde considerou "extraordinariamente grave" o acidente que, na sua opinião, "toca o coração e a alma de todos os chilenos". Piñera ofereceu seu carinho aos familiares das vítimas e "a compreensão e solidariedade do Governo chileno".

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário